Como fazer: umbigo de banana

Atrás apenas da laranja, a banana é a segunda fruta de maior produção no Brasil. O que pouca gente conhece é que, escondido em meio aos cachos amarelos, fica uma iguaria muito consumida no campo: o umbigo de banana.

Chamado também de coração de bananeira, ele é encontrado no final do pendão que carrega os cachos de banana. Para aproveitá-lo ainda gordinho e mais suculento, é bom fazer o corte com a fruta ainda verde.

Quando visitamos a Fazenda do Tanque durante a produção da Verdemar em revista 28, vimos como preparar o umbigo de banana em um refogadinho delicioso. Confira o passo a passo:

  1. Retire a casca roxa e pique o umbigo sobre uma bacia com água e limão, para que não escureça muito.
  2. Em seguida, leve ao fogo até levantar fervura duas vezes. Coe e leve ao fogo novamente com cebola, alho, sal e cebolinha picada para refogar.
  3. Acrescente o umbigo de banana a uma carne, como linguiça ou pernil, e sirva.

A foto abaixo é do umbigo já refogado e temperado, pronto para ir à mesa. Em nosso álbum do Facebook, você confere mais fotos com o passo a passo do preparo. Depois mandem um e-mail para blogrevistaverdemar@tangiranda.com.br e digam com o que combinaram!


 

Experimente ainda:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>