Batata yacon na cozinha

A batata yacon é um daqueles casos em que o alimento é mais conhecido pelos seus benefícios à saúde do que pelos usos na cozinha. Seu chá, por exemplo, é muito procurado por diabéticos, por ajudar a controlar a taxa de glicose.

De textura crocante e paladar levemente doce, o yacon não se resume apenas às suas qualidades funcionais. Sua utilização na cozinha pode render pratos saborosos e reinventar alguns preparos da batata. Além de sopas e purês bem aromáticos, servi-la em chips com outros pratos é uma boa combinação.

Na edição 18 da Verdemar em Revista, fizemos uma matéria sobre a batata yakon. Aproveitamos para recuperar uma receita do restaurante peruano Intihuasi, no Rio de Janeiro, que combina carne de porco com o sabor doce e frutado do vegetal. A combinações de texturas fica muito boa, e o toque adocicado também. Experimente em casa e nos diga como foi!

Salteado de Porco com Camote de Yacon

Ingredientes
500 g de filé de porco picado em cubos
150 g de vagem branqueada
350 g de yacon em cubos
100 g de batata doce em cubos
100 g de cenoura
150 g de azeitonas pretas em rodelas
200 g de abacate para decorar
50 g de cebola desidratada
2 colheres de chá de azeite de oliva
sal e pimenta

Modo de Fazer
1. Tempere o filé com uma colher de azeite, sal e pimenta. Doure em um wok de teflon a batata- doce, o yacon e a cenoura para que cozinhem de forma homogênea; quando estiverem quase prontos, junte a vagem.
2. Em outra frigideira, doure os cubinhos de porco com uma colher de azeite. Misture a carne às verduras, adicione azeite, sal, pimenta e a cebola desidratada. Sirva no prato com as azeitonas.

E você, tem algum uso especial para o yacon? Mande para a gente sua receita ou foto e compartilhe com os leitores do blog. Envie para blogrevistaverdemar@tangiranda.com.br e participe!

Experimente ainda:

One comment

  1. Clarissa Resende disse:

    Ela é uma delícia! Eu como crua mesmo, uma rodela de manhã ou ralada na salada no almoço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>